SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Transferencia y transformación de operadores relacionales de / mayor que/ y /menor que/ en niños con discapacidad intelectualEfectos de valores numéricos menores y mayores sobre el rendimiento en actividades matemáticas elementales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Júlia Beatriz Lopes; MOURA, Ricardo José de; WOOD, Guilherme  y  HAASE, Vitor Geraldi. Processamento fonológico e desempenho em aritmética: uma revisão da relevância para as dificuldades de aprendizagem. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 157-173. ISSN 1413-389X.

O processamento fonológico é tradicionalmente associado ao aprendizado da leitura e escrita. Seus componentes - consciência fonológica, memória fonológica e resgate lexical - são os principais preditores do desempenho na leitura e escrita e, déficits nestes domínios estão relacionados com a dislexia. Recentemente, a relação entre a fonologia e a matemática também tem sido demonstrada na literatura. O processamento fonológico está correlacionado, principalmente, com aspectos simbólicos da matemática, como a automatização de fatos aritméticos, resolução de problemas matemática e transcodificação numérica. Os diversos aspectos do processamento simbólico influenciam na aprendizagem dos dígitos e rótulos verbais que representam as magnitudes. Além disso, déficits destes domínios também ocasionam déficits na matemática, como é o caso de crianças disléxicas que também apresentam prejuízos na memorização da tabuada. Analisamos os principais artigos que abordam este tema, suas falhas metodológicas e principais contribuições teóricas. Sugerimos que o processamento fonológico é o principal mecanismo compartilhado entre a discalculia e a dislexia e que se relaciona à comorbidade entre os dois transtornos.

Palabras clave : Processamento fonológico; discalculia; dislexia; comorbidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )