SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2El retraimiento social en adolescentes: un estudio descriptivo de su adaptación socio-emocional desde la perspectiva de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

POLETTO, Mariana Pasquali; HECK, Camila; CALSA, Daniela da Cunha  y  MOSKOVICS, Jenny Milner. Pensamentos automáticos e crenças centrais associados ao HIV/AIDS em indivíduos soropositivos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 243-253. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-01.

A AIDS é considerada um grave problema de saúde pública e se caracteriza por ser uma epidemia global com rápida evolução da sua sintomatologia. Os aconselhamentos realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) visam à reflexão sobre o HIV e a AIDS e do estigma de se viver com o vírus, bem como, verificar a funcionalidade dos pensamentos e crenças sobre o HIV/AIDS. A teoria cognitiva afirma que não são os fatos em si que causam sofrimento nas pessoas, mas sim a forma como estes são interpretados, que geram cognições distorcidas sobre os mesmos. Assim, os comportamentos dos indivíduos tendem a confirmar pensamentos e sentimentos associados a esta forma de interpretar as situações, as crenças. Este estudo tem por fim analisar os pensamentos automáticos e crenças centrais mais frequentemente relacionados ao HIV/AIDS em indivíduos soropositivos a partir de uma revisão crítica da literatura de caráter opinativo.

Palabras clave : HIV; pensamentos automáticos; crenças; soropositivos; tratamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License