SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O retraimento social em adolescentes: um estudo descritivo do seu ajustamento sócio-emocional segundo a perspectiva dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

POLETTO, Mariana Pasquali; HECK, Camila; CALSA, Daniela da Cunha  e  MOSKOVICS, Jenny Milner. Pensamentos automáticos e crenças centrais associados ao HIV/AIDS em indivíduos soropositivos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 243-253. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-01.

A AIDS é considerada um grave problema de saúde pública e se caracteriza por ser uma epidemia global com rápida evolução da sua sintomatologia. Os aconselhamentos realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) visam à reflexão sobre o HIV e a AIDS e do estigma de se viver com o vírus, bem como, verificar a funcionalidade dos pensamentos e crenças sobre o HIV/AIDS. A teoria cognitiva afirma que não são os fatos em si que causam sofrimento nas pessoas, mas sim a forma como estes são interpretados, que geram cognições distorcidas sobre os mesmos. Assim, os comportamentos dos indivíduos tendem a confirmar pensamentos e sentimentos associados a esta forma de interpretar as situações, as crenças. Este estudo tem por fim analisar os pensamentos automáticos e crenças centrais mais frequentemente relacionados ao HIV/AIDS em indivíduos soropositivos a partir de uma revisão crítica da literatura de caráter opinativo.

Palavras-chave : HIV; pensamentos automáticos; crenças; soropositivos; tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License