SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Perfil comportamental de crianças com anemia falciformeUm panorama da literatura relacionada às representações sociais publicada em periódicos científicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ESPINDULA, Daniel Henrique Pereira et al. Representações sociais de crack e adolescência na imprensa pernambucana. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 281-292. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-04.

Surgido nos anos 80, o crack tornou-se rapidamente temido e perigoso, sendo a adolescência o grupo vulnerável ao envolvimento. Este estudo investigou as representações da imprensa sobre o crack e adolescência. A coleta ocorreu no Jornal do Commercio-PE entre julho/2009 a junho/2010, resultando em 117 matérias. Os dados foram analisados pelo sofware Alceste, que apontou seis classes agrupadas em dois eixos: ações de enfrentamento - políticas públicas, ações sociais, busca pelo tratamento e, consumo de outras drogas. O segundo criminalidade e droga - marcados pela prisão e morte. O crack é representado como uma pedra, e a morte como elemento de objetivação. A associação entre crack e adolescência resulta na dependência, mortes e prisões, sendo o tratamento uma alternativa buscada, mas quase nunca alcançada.

Palavras-chave : Representação social; adolescente; crack.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License