SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Representações sociais de crack e adolescência na imprensa pernambucanaQualidade de vida familiar, satisfação com a vida e apoio social percebido na deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WACHELKE, João; MATOS, Fabíola Rodrigues; FERREIRA, Gustavo Cerchi Soares  e  COSTA, Rafaela Rannelle de Lima. Um panorama da literatura relacionada às representações sociais publicada em periódicos científicos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 293-308. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-06-Pt.

O presente estudo visa a caracterizar parte da produção acadêmica sobre representações sociais publicada em periódicos científicos, de modo a fornecer informações sobre o desenvolvimento e estado atual do campo. Em agosto e setembro de 2013 foram obtidos 2526 resumos de artigos publicados em periódicos indexados em quatro bases de dados, todos sobre representações sociais. Para cada resumo foram registrados o país da instituição do primeiro autor, ano de publicação, disciplina do periódico e informações categorizadas relativas aos grupos e objetos sociais estudados. Os resultados confirmaram e expandiram meta-análises realizadas anteriormente, evidenciando uma contraposição entre estudos aplicados na área de saúde com grupos e objetos relacionados, mais típicos da América do Sul e Brasil e pesquisas psicossociais ligadas à área da psicologia e realizadas por pesquisadores principalmente do continente europeu. Nota-se também um aumento de importância considerável na participação de primeiros autores brasileiros e sul-americanos em relação ao total, tornando-se líder no volume de produção acadêmica na área, substituindo autores provenientes de instituições europeias.

Palavras-chave : Representações sociais; produção científica; pesquisa bibliográfica; Bibliometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License