SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Una visión general de la literatura relacionada con las representaciones sociales publicadas en revistas científicasEstrés y distrés: investigación con la escala de faces en Aracaju (SE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

GRILO, Inês  y  MAJOR, Sofia. Qualidade de vida familiar, satisfação com a vida e apoio social percebido na deficiência visual. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 327-339. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-07.

O estudo da influência da deficiência visual no indivíduo permanece ainda com questões por responder. Esta pesquisa comparou a qualidade de vida familiar, satisfação com a vida e apoio social percebido numa amostra de sujeitos adultos com deficiência visual (n = 52) e normovisuais (n = 52). Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas, com o grupo com deficiência visual a apresentar resultados superiores nos fatores Tempo e Emprego do QOL e resultados inferiores no fator Mass Media do QOL e na subescala Vinculação da EPS. Obtiveram-se diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis demográficas e a qualidade de vida familiar e o apoio social percebido, nas variáveis sexo (resultado superior no sexo masculino), idade (resultados mais elevados entre 18-35 anos) e situação profissional (resultados superiores em sujeitos empregados), no grupo com deficiência visual. Apesar do contributo deste trabalho, são necessários mais estudos para clarificar a influência da deficiência visual no indivíduo, como também na família.

Palabras clave : Deficiência visual; qualidade de vida familiar; satisfação com a vida; apoio social percebido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License