SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Stress and distress: study with faces scale in Aracaju (SE)Child's compliance: behavioral orientation to mothers of children with atopic dermatitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LINS, Samuel Lincoln Bezerra  and  POESCHL, Gabrielle. Gastar dinheiro em roupas no shopping: os significados de "comprar" para adolescentes brasileiros e portugueses. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 355-369. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-06.

A adolescência é um período de conflitos onde o consumo desempenha um papel importante na construção da identidade pessoal e social. Contudo, apesar da vasta investigação sobre o comportamento de consumo, pouca atenção parece ter sido dada aos adolescentes. Esta investigação teve o objectivo de conhecer os significados que rapazes e raparigas atribuem ao acto de comprar, bem como o de analisar a influência que o sexo de pertença e o contexto socioeconómico têm sobre estes significados. O contexto socioeconómico considerado foi, no Brasil, o tipo de escola, em Portugal, a percepção da crise económica, sendo ambos os factores ligados a diferenças sociais. A amostra do primeiro estudo foi composta por 482 adolescentes brasileiros, sendo 272 alunos da escola privada (129 rapazes e 143 raparigas) e 210 alunos da escola pública (84 rapazes e 126 raparigas). No segundo estudo participaram 238 adolescentes portugueses de uma escola pública (117 rapazes e 121 raparigas). Os resultados indicam que existe uma grande homogeneidade nos significados atribuídos ao acto de "comprar" no público adolescente, e que o sexo de pertença, associado a diferentes tipos de produtos, modula mais do que o contexto socioeconómico esses significados.

Keywords : Significados; associação livre de palavras; consumo; adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License