SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Gastar dinheiro em roupas no shopping: os significados de "comprar" para adolescentes brasileiros e portuguesesEnsino da justiça: motivação de docentes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Jardson Fragoso  e  GON, Márcia Cristina Caserta. Obediência infantil: orientação comportamental para mães de crianças com dermatite atópica. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 371-381. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-10.

Este estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de um programa de orientação comportamental breve para mães de crianças portadoras de dermatite atópica. Participaram quatro crianças entre 5 e 12 anos, diagnosticadas com a doença; e suas mães. As mães foram orientadas, individualmente, sobre como deveriam agir mediante comportamentos de obediência e de desobediência da criança às suas instruções para realizar o tratamento médico. A avaliação foi conduzida por meio de observação direta da interação mãe e criança, em situação de tratamento, elaborada para a finalidade da pesquisa. Os resultados mostraram que as mães seguiram as orientações dadas durante o procedimento de intervenção comportamental. Mais especificamente, o estudo mostrou que o uso de instruções diretas e de elogios descritivos, contingentes ao comportamento da criança de executar o tratamento, aumentou a frequência de obediência infantil. Estes resultados indicam que intervenções comportamentais breves podem ser eficazes na orientação do cuidador sobre como instruir crianças com dermatite atópica a realizarem tratamento médico. A instrução direta, enquanto evento antecedente, pode aumentar a probabilidade de que as crianças obedeçam seus cuidadores. Os elogios descritivos podem promover a manutenção da obediência infantil e a aprendizagem de comportamentos de cuidado com a pele.

Palavras-chave : Dermatite atópica; orientação comportamental; interação mãe-criança; obediência; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License