SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Ensino da justiça: motivação de docentes do ensino fundamentalConstrução da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GOMES, Aline Grill; MARIN, Angela Helena; PICCININI, Cesar Augusto  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. Expectativas e sentimentos de gestantes solteiras em relação aos seus bebês. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 399-411. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-12.

A gestação é uma experiência complexa para a mulher e vários fatores podem facilitar ou dificultar o transcorrer deste processo. A literatura aponta que o apoio paterno durante a gravidez, pode contribuir para o desenvolvimento psíquico da criança, bem como para a qualidade da relação mãe-bebê. Nesse sentido é plausível pensar que a ausência do apoio paterno pode eventualmente trazer dificuldades para este momento de transição. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos e as expectativas das gestantes solteiras em relação aos seus bebês. Participaram nove gestantes primíparas, com idades entre 19 e 28 anos, que estavam no último trimestre de gestação e não apresentavam problemas de saúde. Todas eram solteiras e assumiram a responsabilidade de ter um filho sem a presença do pai biológico ou de outro companheiro que o substituísse. Elas foram entrevistadas individualmente e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicaram que assumir sozinha a responsabilidade por um filho trouxe algum grau de sofrimento para as gestantes e que essa vivência permeou as suas expectativas e sentimentos em relação ao bebê, tanto acerca do sexo, do nome, das características físicas e psicológicas, da sua saúde e da interação mãe-bebê.

Palavras-chave : Gestação; mães solteiras; relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License