SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientesOs Modelos internos dinâmicos analisados com recurso às narrativas de representação da vinculação em adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RAFALSKI, Julia Carolina  e  ANDRADE, Alexsandro Luiz De. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 431-441. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-14.

Novas configurações no mundo global imprimem diferentes modificações nos processos de trabalho, rotinas e gestão da informação. Entre as novas formas de trabalho surgidas na década de 70 do último século está o home-office, trabalho realizado a partir da própria residência, que tem obtido maior proeminência nos últimos anos. A presente pesquisa visa conhecer aspectos de trabalho e variáveis psicossociais que circundam 74 profissionais brasileiros (M=38,2 anos, DP=8,8 anos) que relataram trabalhar ou terem trabalhado em home-office . Participantes responderam um questionário com perguntas abertas, cujas respostas foram analisadas por meio de análise de conteúdo e de frequência. Como resultados verificou-se que 62 participantes atuavam em home-office no momento da pesquisa, sendo a principal vantagem citada deste sistema de trabalho a flexibilidade de horários e a desvantagem mais recorrente a falta de socialização. Foram mencionados problemas em termos profissionais e pessoais, como implicações para a saúde e para a vida familiar dos trabalhadores, além de terem sido expostos contrapontos positivos para os mesmos âmbitos. São necessários estudos adicionais para ampliar conhecimentos neste campo, uma vez que se trata de pesquisa inicial no Brasil.

Palavras-chave : Trabalho; home-office; autonomia; teletrabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License