SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casaConversar para relembrar em família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MONTEIRO, Ligia et al. Os Modelos internos dinâmicos analisados com recurso às narrativas de representação da vinculação em adultos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 443-452. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-15.

Este estudo analisou os modelos internos dinâmicos de mães recorrendo às Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos (Waters & Rodrigues-Doolabh, 2004). Teve como objetivos: testar a validade interna e discriminativa do instrumento analisando, ainda, os aspectos estilísticos das narrativas produzidas por 89 mães com crianças a frequentar Creche/Jardim-de-Infância. As narrativas foram recolhidas em sessões individuais tendo sido posteriormente transcritas e cotadas por dois a três investigadores, sem conhecimento prévio sobre as famílias. Os resultados confirmam a validade do instrumento; e indicam que as mães têm conhecimento e acesso ao script de base segura, utilizando-o na produção das suas narrativas.

Palavras-chave : Script de base-segura; modelos internos dinâmicos; vinculação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License