SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The internal working models analyzed using the narrative assessment of adult attachment representationsWorkshops with girls in an open school: space for dialogue, reflection and recognition of singularity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MACEDO, Lídia Suzana Rocha de  and  SPERB, Tania Mara. Conversar para relembrar em família. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 453-466. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-16.

A vida em família modifica-se em função de avanços tecnológicos e das transformações nas interações entre as pessoas, o que cria novos desafios para o estabelecimento de uma comunicação familiar eficiente e de boa qualidade. O artigo examina a influência de um tipo particular de comunicação familiar, o relembrar experiências pessoais. Analisam-se pesquisas que indicam que a maneira parental de relembrar está relacionada ao desenvolvimento de crianças e pré-adolescentes, em especial, da memória autobiográfica; mas também ao apego, à compreensão sobre o self, o outro e a mente, à regulação de emoções, ao desenvolvimento da autoestima e de habilidades pró-sociais e ao ajustamento psicológico. Apresentam-se pesquisas que mostram o que fazem os pais durante a conversação que pode influenciar positivamente o desenvolvimento de crianças e pré-adolescentes. Tecem-se considerações sobre o modo de estimular esse tipo de conversação nos contextos de crianças institucionalizadas, de centros de saúde e nas escolas.

Keywords : Comunicação familiar; memória autobiográfica; narrativa autobiográfica; self; regulação de emoções.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License