SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2California Victimization of Bullying Scale (CVBS): evidence of validity and internal consistencyProsocial behavior among adolescents: use of a brief intervention program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CAVALINI, Santuza Fernandes Silveira; MECCA, Tatiana Pontrelli; CRUZ-RODRIGUES, Cyntia Pinheiro Camila  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Inteligência: efeito do tipo de escola e implicaçõesna normatização das escalas wechsler para crianças. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 493-505. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-19.

A capacidade intelectual dos indivíduos está relacionada a diversos fatores, entre eles o nível socioeconômico. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de crianças de escolas públicas e particulares na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - 3ª edição (WISC-III). Foram avaliadas 296 crianças entre 6 e 9 anos de idade. Os resultados mostraram desempenho superior dos estudantes de escolas particulares nos subtestes específicos, nos índices fatoriais e gerais, com diferenças estatisticamente significativas entre os grupos etários. Foi verificado um tamanho de efeito maior para os subtestes verbais, uma vez que estes estão associados a experiências formais de aprendizagem. De modo geral, as diferenças se mantiveram ao longo das faixas etárias, exceto para o subteste Completar Figuras e para os subtestes Código e Procurar Símbolos. Nestes últimos as diferenças foram observadas apenas aos 6 e 7 anos de idade. O presente estudo aponta para a importância das diferenças entre tipos de escolas no desempenho em tarefas cognitivas, que devem ser consideradas na normatização de instrumentos como as Escalas Wechsler de Inteligência.

Keywords : Inteligência; nível socioeconômico; escola pública; escola particular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License