SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Intelligence: school effects and implications for standardization of wechsler scales for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PAJARES, Rosana Cretendio; AZNAR-FARIAS, Maria; TUCCI, Adriana Marcassa  and  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Comportamento prossocial em adolescentes estudantes: uso de um programa de intervenção breve. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 507-519. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-20.

A adolescência é uma etapa da vida com grande potencial de incremento de habilidades e competências, dentre elas, os comportamentos prossociais. Essa possibilidade, reafirmada pela Psicologia Positiva, apresenta-se como alternativa ao pólo negativo muitas vezes expresso nos comportamentos antissociais de adolescentes. Os comportamentos prossociais abordados nesta investigação estão distribuídos nas categorias de ajuda, partilha, empatia, cuidado e atenção, e clima positivo. Eles são definidos como comportamentos que favorecem outras pessoas ou grupos sem busca de recompensa externa ou material e podem gerar reciprocidade positiva nas relações interpessoais e sociais, configurando-se como estratégias para mobilização de recursos protetivos para a saúde mental. Este artigo apresenta um estudo exploratório e descritivo que avaliou comportamentos prossociais em 21 adolescentes (13 a 15 anos), estudantes de uma escola pública do município de Santos (SP), antes e após aplicação de um programa de intervenção breve em prossocialidade. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação de Prossocialidade para Adolescentes (EAP-A), além da aplicação do Programa Mínimo de Incremento Prossocial (PMIP). Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa indicou tendência a graus médios para comportamentos prossociais no grupo investigado, antes e após a intervenção; a análise qualitativa mostrou indicadores de melhora nos comportamentos prossociais. Ficam sugeridos novos estudos para ampliação e aprofundamento acerca da temática proposta em amostras maiores com adolescentes que apresentem queixas de problemas de comportamento e graus baixos de prossocialidade.

Keywords : Comportamentos prossociais; adolescência; desenvolvimento humano; Psicologia Positiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License