SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Un analisis de la homofobia bajo la perspectiva del analisis del comportamiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

DAVI, Edmar Henrique Dairell  y  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Mundo-vida travesti: abordagem fenomenológicadas travestilidades. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 521-533. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-01.

O objetivo deste texto é compreender os significados e os sentidos que três travestis atribuem às suas vivências enquanto profissionais do sexo. Parte-se da premissa de que as travestis, ao serem excluídas de suas famílias e do mercado formal de trabalho, tenham na prostituição um caminho "natural", um "destino" ou refúgio devido ao preconceito contra estas pessoas que rompem com padrões de gênero. No entanto, indagando-se este fenômeno, observa-se que além de garantir a sustentabilidade econômica das travestis, o mercado do sexo influencia a construção da travestilidade de diferentes maneiras. Nesta perspectiva, conduzimos esta análise com o suporte do método fenomenológico e das ideias do filósofo Maurice Merleau-Ponty para compreendermos a vivência de três travestis entre 24 e 42 anos de idade pertencentes à classe D. A análise compreensiva apontou três categorias: "O mundo da pista", que compreende o espaço onde acontece a construção do ser-travesti; "Deslocamentos", que trata do processo de resignificação do ser-travesti quando elas se movimentam e ocupam espaços para além da prática prostitucional; e "Perspectivas", categoria na qual as travestis apontam seus sonhos e projetos existenciais. Estas categorias nos ajudam a compreender a vivência na prostituição como uma experiência que possibilita a subsistência e que também proporciona a elaboração de modo de ser específico expresso a partir da linguagem, da corporalidade e de outros elementos que compõem o "mundo-vida travesti".

Palabras clave : Travestis; prostituição; fenomenologia; Merleau-Ponty.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License