SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Uma análise da homofobia sob a perspectivada análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DAVI, Edmar Henrique Dairell  e  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Mundo-vida travesti: abordagem fenomenológicadas travestilidades. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 521-533. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-01.

O objetivo deste texto é compreender os significados e os sentidos que três travestis atribuem às suas vivências enquanto profissionais do sexo. Parte-se da premissa de que as travestis, ao serem excluídas de suas famílias e do mercado formal de trabalho, tenham na prostituição um caminho "natural", um "destino" ou refúgio devido ao preconceito contra estas pessoas que rompem com padrões de gênero. No entanto, indagando-se este fenômeno, observa-se que além de garantir a sustentabilidade econômica das travestis, o mercado do sexo influencia a construção da travestilidade de diferentes maneiras. Nesta perspectiva, conduzimos esta análise com o suporte do método fenomenológico e das ideias do filósofo Maurice Merleau-Ponty para compreendermos a vivência de três travestis entre 24 e 42 anos de idade pertencentes à classe D. A análise compreensiva apontou três categorias: "O mundo da pista", que compreende o espaço onde acontece a construção do ser-travesti; "Deslocamentos", que trata do processo de resignificação do ser-travesti quando elas se movimentam e ocupam espaços para além da prática prostitucional; e "Perspectivas", categoria na qual as travestis apontam seus sonhos e projetos existenciais. Estas categorias nos ajudam a compreender a vivência na prostituição como uma experiência que possibilita a subsistência e que também proporciona a elaboração de modo de ser específico expresso a partir da linguagem, da corporalidade e de outros elementos que compõem o "mundo-vida travesti".

Palavras-chave : Travestis; prostituição; fenomenologia; Merleau-Ponty.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License