SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Relacionamentos amorosos e homossexualidade: revisão integrativa da literaturaGênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CEZARIO, Ana Claudia Ferreira; FONSECA, Diogo Simões; LOPES, Natalice do Carmo  e  LOURENCO, Lélio Moura. Violência entre parceiros íntimos: uma comparação dos índices em relacionamentos hetero e homossexuais. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 565-575. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-04.

A violência entre parceiros íntimos (VPI) pode ser perpetrada por homens e mulheres. Entretanto esse tipo de violência costuma ser mais abordada pela literatura em relacionamentos heterossexuais, apresentando apenas a mulher como vítima e o homem como seu principal agressor. Desta forma, diante das novas configurações sociais e familiares, torna-se importante abordar a violência de modo mais amplo sem restrições de relacionamentos ou de gênero. Neste sentido, este trabalho traz os resultados de duas revisões sistemáticas, uma sobre a VPI em relacionamentos homossexuais e outra sobre a VPI em relacionamentos heterossexuais onde o homem tenha sido vítima de sua respectiva companheira(o). Os resultaram foram obtidos através de análises comparativas e do Teste Qui-quadrado chegando-se a uma amostra total de 196 publicações. Algumas categorias como vítimas, agressores e intervenção apresentaram diferenças significativas com p abaixo de 0,05. Outras foram comparadas através de estatísticas descritivas, como por exemplo, os principais países de publicação com os Estados Unidos (65) e Brasil (3) na revisão sistemática de VPI contra homens e (19) e (18) respectivamente na revisão da VPI em relacionamento homoafetivos. Propõe-se assim com este trabalho uma análise ampliada da VPI, de forma a contribuir para futuras prevenções e intervenções, independente do tipo de relacionamento ou da opção sexual de seus parceiros.

Palavras-chave : Violência entre parceiros íntimos; violência doméstica; relacionamentos homossexuais; relações homoafetivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License