SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Violência entre parceiros íntimos: uma comparação dos índices em relacionamentos hetero e homossexuaisAdoção tardia: produção de sentidos acerca da paternagem e filiação em uma família homoafetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral  e  BRANCO, Ângela Uchoa. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 577-591. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-05.

A partir da perspectiva sociocultural, a pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e crenças de professores/as do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries (atualmente 6º a 9º ano), da rede pública de ensino do Distrito Federal em relação às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários na 1ª etapa, envolvendo 122 professores/as de sete escolas distintas. Na 2ª etapa, participaram 10 professores/as de duas escolas que contribuíram na 1ª etapa. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e quatro reuniões de grupos focais em cada uma das duas escolas. Os resultados indicaram que, apesar da maioria dos/as participantes acreditar que a escola deve realizar um trabalho de educação sexual, há uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato. Quando existe um trabalho de educação sexual, este corresponde a um trabalho limitado. Foi identificada uma lacuna, em termos de formação de professores, para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Ao lidar com tais questões, os/as professores/as utilizam suas experiências e opiniões pessoais. Há um silêncio sobre a dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade, o que parece distanciar o discurso dos/as professores/as do universo adolescente. Os resultados indicaram a necessidade de incorporação dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de Licenciatura, atividades de capacitação na área que contemplem discussões sobre as raízes histórico-culturais e as bases afetivas dos preconceitos e adoção de uma abordagem integrada de combate à homofobia e ao sexismo.

Palavras-chave : Gênero, sexualidade; diversidade na escola; preconceito; formação de professores/as.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License