SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Gender, sexuality and diversity in schools from teachers' perspectiveDeaf and homosexuals: the discovery of silenced trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DANTAS, Fabiana de Souza e Silva  and  FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Adoção tardia: produção de sentidos acerca da paternagem e filiação em uma família homoafetiva. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 593-606. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-06.

Objetivou-se investigar a produção de sentidos entre pais e filhos adotivos sobre a paternagem e filiação. Participou desta pesquisa uma família homoafetiva, constituída de dois pais e dois filhos, adotados tardiamente, com idades de 6 e 7 anos. Foram realizadas entrevistas videografadas e a análise baseou-se na busca dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados indicam que, o sentido construído sobre ser pai se relaciona com a renúncia de si mesmo, em benefício do interesse da criança, e com o compromisso de falar a verdade para os filhos. Também significa assumir o papel e o posicionamento de pai dentro de casa, mas sempre que necessário, assumir o papel de mãe, sendo estes papeis percebidos como complementares e importantes para resguardar o desenvolvimento físico e afetivo dos filhos. O sentido de filiação produzido pelas crianças adotadas pelo casal homoafetivo é de que ser adotivo significa ser escolhido e amado.

Keywords : Adoção tardia; família homoafetiva; produção de sentido; paternagem; filiação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License