SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/asSurdos e homossexuais: a (des)cobertade trajetórias silenciadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DANTAS, Fabiana de Souza e Silva  e  FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Adoção tardia: produção de sentidos acerca da paternagem e filiação em uma família homoafetiva. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 593-606. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-06.

Objetivou-se investigar a produção de sentidos entre pais e filhos adotivos sobre a paternagem e filiação. Participou desta pesquisa uma família homoafetiva, constituída de dois pais e dois filhos, adotados tardiamente, com idades de 6 e 7 anos. Foram realizadas entrevistas videografadas e a análise baseou-se na busca dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados indicam que, o sentido construído sobre ser pai se relaciona com a renúncia de si mesmo, em benefício do interesse da criança, e com o compromisso de falar a verdade para os filhos. Também significa assumir o papel e o posicionamento de pai dentro de casa, mas sempre que necessário, assumir o papel de mãe, sendo estes papeis percebidos como complementares e importantes para resguardar o desenvolvimento físico e afetivo dos filhos. O sentido de filiação produzido pelas crianças adotadas pelo casal homoafetivo é de que ser adotivo significa ser escolhido e amado.

Palavras-chave : Adoção tardia; família homoafetiva; produção de sentido; paternagem; filiação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License