SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Late adoption: production of senses on fatherhood and affiliation in a homosexual familyReflections about the mutual influence between science and politics: the case of homosexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ABREU, Fabrício Santos Dias de; SILVA, Daniele Nunes Henrique  and  ZUCHIWSCHI, José. Surdos e homossexuais: a (des)cobertade trajetórias silenciadas. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 607-620. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-07.

Os estudos sobre a expressão da sexualidade das pessoas surdas são diminutos e muitas vezes não problematizam assuntos voltados às orientações afetivo-sexuais destoantes do padrão heteronormativo. A fim de preencher a carência de pesquisas nessa área, o presente trabalho investiga as narrativas de sujeitos surdos sobre as suas primeiras experiências homossexuais e o enfrentamento do duplo preconceito; ser surdo e homossexual. Esta pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico a condução de entrevistas semiestruturadas. Os dados revelam que a condição homossexual entre os surdos ainda é pouco compreendida, pois há dúvidas, preconceitos e mitos acerca das experiências afetivo-eróticas. Além disso, as narrativas dos entrevistados evidenciam que a primeira relação sexual com pares de mesmo sexo, ocorrida em um ambiente próximo e relacional (doméstico e escolar) sem a anuência dos mesmos, é um marco que desencadeia os processos de constituição da sexualidade. Tais questões apontam para a necessidade de ampliação de investigações que considerem as relações entre emoção, linguagem e constituição da identidade sexual. Para além, sugere uma atenção especial para os surdos, em razão de suas especificidades linguísticas e da sua vulnerabilidade social, bem como a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse grupo.

Keywords : Surdez; homossexualidade; narrativa; preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License