SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Sordos y los homosexuales: el descubrimiento de las trayectorias silenciadasHomofobia en la escuela: las representaciones de educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MENEZES, Aline Beckmann  y  CARVALHO NETO, Marcus Bentes de. Reflexões sobre a interinfluência entre ciência e política: o caso da homossexualidade. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 621-634. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-08.

No século XXI vive-se um momento de conflitos ideológicos intensos acerca dos direitos civis de indivíduos homossexuais, os quais têm sido reiteradamente pautados em concepções e/ou dados supostamente científicos. O presente ensaio realiza uma reflexão sobre a interinfluência entre ciência e política, a partir do caso da investigação dos determinantes da orientação sexual. Para tal, foi apresentada uma discussão sobre a influência exercida por questões sócio-políticas sobre a pesquisa científica da orientação sexual. Em seguida, foram discutidos os usos políticos de dados científicos, em especial no que se refere aos determinantes da orientação sexual. A partir das reflexões feitas, este ensaio propõe que a luta por aquisição de direitos civis não deva ser dependente do avanço científico na identificação de determinantes da orientação sexual, mas, ao contrário, que a compreensão de que o comportamento humano é complexo e multideterminado seja suficiente para o respeito às múltiplas possibilidades de sua manifestação. Além disso, afirma que o respeito à diversidade não deve ser condicional à ausência de controle que é comumente inferida na determinação genética, mas as próprias noções de direitos, diversidade e controle requerem reflexão por parte da sociedade civil.

Palabras clave : Orientação sexual; homossexualidade; ciência; determinação genética; política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License