SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Reflections about the mutual influence between science and politics: the case of homosexualityMothers, children and homossexuality: acceptance narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Joilson Pereira da  and  SANTOS, Claudiene. Homofobia na escola: as representaçõesde educadores/as. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 635-647. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-09.

A análise das representações sociais dos/as docentes acerca da homofobia constitui um caminho promissor para estimular a reflexão e a busca de conhecimentos mais coerentes acerca da amplitude dessa violência que, de modo sutil ou manifesto, ocasiona sofrimentos na vida de jovens que não se enquadram no padrão heteronormativo. Portanto, essa pesquisa qualitativa teve como principal objetivo analisar as representações sociais de educadores/as da educação básica acerca da homofobia na escola. Para tanto, foi empregado o método de análise de conteúdo categorial temática e o instrumento constituiu-se de um questionário e entrevista semiestruturada realizados com sete docentes do ensino fundamental maior. Os resultados obtidos revelaram que as representações dos/as docentes acerca da homofobia englobam uma variedade de pensamentos, crenças, ideias pré-estabelecidas e contradições. Pois, além de concepções reducionistas, que definem a homofobia somente como uma aversão ou preconceito contra os homossexuais, sobretudo, devido à carência dessa temática na formação inicial e continuada, também houve algumas concepções mais amplas, que indicam as práticas sutis da homofobia. Assim, esse estudo evidencia a necessidade de mais pesquisas nesse campo, que além da análise das representações de educadores/as, os cursos de formação docente abordem, de modo significativo, os temas diversidade sexual e homofobia, possibilitando intervenções e ações que auxiliem no combate à homofobia (re)produzida no espaço escolar.

Keywords : Homofobia; escola; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License