SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Homofobia en la escuela: las representaciones de educadoresHomofobia en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

HAUER, Mariane  y  GUIMARAES, Rafael Siqueira de. Mães, filh@s e homossexualidade: narrativas de aceitação. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 649-662. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-10.

Apesar do aumento da sua visibilidade social, a homossexualidade ainda é encarada como um tabu, um assunto velado principalmente no âmbito familiar. Devido à organização heteronormativa da sociedade, a possibilidade de ter um filho ou uma filha homossexual sequer é pensada e, quando se deparam com essa situação, os pais e as mães iniciam um trajeto de diversos embates entre as suas concepções e o amor d@ filh@. A delimitação dos papéis de gênero, a ideia do que é ser homem ou mulher, a forma "correta" de expressão da sexualidade, os planos futuros feitos em torno de uma provável relação heterossexual d@ filh@: tudo isso é revisto, repensado, desconstruído e reconstruído. Tendo em vista essas dificuldades, o presente artigo traz os delineamentos do processo de aceitação enfrentado por mães de filh@s homossexuais. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com três mães, sob a perspectiva da análise narrativa. Percebeu-se que o processo de aceitação das entrevistadas possui tanto pontos comuns quanto singulares, destacando-se questões referentes às causas atribuídas à homossexualidade d@s filh@s, convivência com o estigma e superação de preconceitos.

Palabras clave : Homossexualidade; aceitação; filh@; mãe.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License