SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Mothers, children and homossexuality: acceptance narrativesFamily and sexual orientation: difficulties in acceptance of male homosexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de  and  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 663-676. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-11.

A homofobia pode estar presente nas escolas de diversas formas, envolvendo múltiplos agentes escolares e favorecendo o desenvolvimento de diferentes sintomas psicológicos e psiquiátricos por parte das vítimas. A presente pesquisa teve o objetivo de descrever os relatos retrospectivos de estudantes universitários sobre as suas piores experiências escolares motivadas por homofobia, apontando a duração das mesmas, os principais agressores envolvidos e os sintomas advindos dessas experiências. Entre os 638 participantes que responderam à "Escala sobre Experiências Escolares Traumáticas em Estudantes - Revisada" de um estudo mais amplo sobre vitimização escolar, 21 (3,3%) descreveram componentes homofóbicos na pior experiência. Os relatos descrevem principalmente vitimização verbal e também situações de isolamento social, sendo que para 14 desses estudantes a experiência durou "anos". Em relação às consequências da homofobia, 19 participantes apontaram que se "incomodaram muito com a experiência", sendo descritos sintomas clinicamente significativos, tais como de depressão e de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas e são discutidas potenciais intervenções na escola para combater a homofobia.

Keywords : Homofobia na escola; bullying homofóbico; sintomas de homofobia na escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License