SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Homofobia en la escuelaDe lo paradigma esencialista para el post-estructuralismo: una reflexión epistemológica sobre sexualidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Mônica Magrini de Lima et al. Família e orientação sexual: dificuldades na aceitação da homossexualidade masculina. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 677-692. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-12.

O presente trabalho teve como objetivo compreender a vivência de homens com orientação homossexual e a construção dos significados da homossexualidade em suas respectivas famílias de origem, por meio das narrativas dos participantes. Participaram cinco pessoas do sexo masculino com orientação homossexual, residentes e domiciliados no interior do Estado de São Paulo, Brasil, que responderam a uma entrevista semi-estruturada e a perguntas para a construção de Genogramas. As narrativas foram compreendidas de forma qualitativa a partir da teoria sistêmica e novo paradigmática, também chamada de complexa, que implica considerar aspectos relacionais, processuais e contextuais na compreensão de fenômenos humanos. Os entrevistados relataram situações difíceis relacionadas a vivência da homossexualidade, inclusive no momento da decisão de contar para as famílias de origem. O estudo, compatível com dados da literatura, mostrou que os preconceitos socialmente mantidos em relação às diversas formas dos indivíduos vivenciarem sua sexualidade colaboram para as dificuldades na aceitação da homossexualidade masculina, ainda nos dias atuais.

Palabras clave : Homossexualidade; família; orientação sexual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License