SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3From the esencialist paradigm to post-structuralism: an epistemological analysis regarding sexualityHomophobia and prejudice against sexual diversity: conceptual debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GATO, Jorge; FONTAINE, Anne Marie; LEME, Vanessa Barbosa Romera  and  LEME, Alessandro André. Homofobia transatlântica: preconceito contra lésbicas e gays em Portugal e no Brasil. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 701-713. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-14.

Neste estudo efetuou-se uma comparação do preconceito contra lésbicas e gays em Portugal e no Brasil, numa amostra de estudantes universitários (N = 844). Foram avaliadas duas manifestações do preconceito: uma de caráter mais tradicional (homopatologização) e outra de caráter mais contemporâneo (heterossexismo moderno). Uma vez que este tipo de preconceito não é independente do gênero, foi também explorada a relação com essa variável. Não se verificaram diferenças entre os dois países, quer no que diz respeito aos níveis de homopatologização, quer de heterossexismo moderno. Os participantes portugueses e brasileiros evidenciaram níveis significativamente mais elevados de heterossexismo moderno do que de homopatologização. No que diz respeito ao gênero, os homens evidenciaram níveis mais elevados dos dois tipos de preconceito do que as mulheres. Os resultados deste estudo chamam a atenção para a necessidade de programas de luta contra a homofobia. Os agentes educativos e psicossociais, particularmente aqueles que operam no espaço universitário, devem ser sensíveis, quer a expressões mais modernas do preconceito, quer à maior incidência deste na população masculina.

Keywords : Homofobia; preconceito tradicional; preconceito moderno; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License