SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Homofobia e preconceito contra diversidade sexual: debate conceitualSignificados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio-histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PALMA, Yáskara Arrial; PIASON, Aline da Silva; MANSO, Almudena Garcia  e  STREY, Marlene Neves. Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, gênero e escola no Brasil. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 727-738. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-16.

Este trabalho apresenta uma reflexão em relação às diretrizes e parâmetros curriculares que o governo brasileiro implementou, com o propósito de diminuir as diferenças sociais e culturais existentes no país. O objetivo desse estudo é investigar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) buscando identificar e compreender de que modo a temática da orientação sexual é apresentada nos documentos oficiais. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo com análise documental e posterior análise de discurso baseada nas teorias e estudos feministas de gênero. Os resultados apontam como positivo incluir a temática da orientação sexual nos currículos escolares a nível nacional, porém o modo como o termo é apresentado ainda é incipiente em relação à diversidade sexual, entendendo a mesma em um modelo higienista da sexualidade. É possível trabalhar a diversidade sexual com todas as suas facetas nas escolas; porém, a mesma precisa ser visibilizada, não somente nos documentos federais, como de modo geral na sociedade.

Palavras-chave : Educação; gênero; orientação sexual; parâmetros curriculares nacionais; diversidade sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License