SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Parámetros curriculares nacionales: una investigación de la orientación sexual, género y la escuela en BrasilUn estudio sobre la representacion parental de parejas homoafetivas masculinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ESPERANCA, Ângelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da  y  NEVES, André Luiz Machado das. Significados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio-histórica. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 739-749. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-17.

Com o propósito de analisar os significados e sentidos construídos por docentes de licenciaturas de uma Instituição de Educação Superior (IES) do Estado Amazonas sobre a homossexualidade, este artigo adotou a concepção de sujeito proposta por Vygotsky, que trata do desenvolvimento psicológico humano a partir de pressupostos históricos-culturais. A pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Participaram da pesquisa os docentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, História e Educação Física que atuam na formação dos referidos cursos. Foram realizados oito entrevistas semi-estruturadas com dois professores de cada curso. Os dados apontam que os significados e sentidos atribuídos à homossexualidade enquanto vivência da sexualidade humana são partes do enredo construído pelos discursos históricos, culturais, políticos e ideológicos desta sociedade, posto que, se mostram preponderantes em suas construções dialógicas os aspectos essencialistas e naturalizados, aspectos principais que contribuem para incorporação de visões moralizadoras e patológicas junto a esta vivência. A importância da temática e sua abordagem no ambiente formativo estudado fazem-se marcadas por discursos e ações reticentes por parte de docentes faz com que suas práticas pedagógicas relacionadas a temática apresentem-se distantes do compromisso com a promoção da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Desta maneira, os pressupostos educacionais nacionais da atualidade que propõe a construção e efetivação de uma educação que observa a diversidade enquanto uns de seus eixos condutores apresentam-se "emudecidos" e/ou "esquecidos" junto aos sujeitos estudados, demonstrando também que o posicionamento político dos cursos investigados é o "distanciamento" da temática.

Palabras clave : Homossexualidade; sentido; significado; licenciaturas; docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License