SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Meaning and directions about homosexuality among teachers: an analysis socio-historicalRepresentations of same-sex couple families: a perspective from elementary school female teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

RODRIGUEZ, Brunella Carla; MERLI, Laura Fernandes  and  GOMES, Isabel Cristina. Um estudo sobre a representação parental de casais homoafetivos masculinos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 751-762. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-18.

Da família tradicional-patriarcal à família contemporânea, mudanças relevantes ocorreram, gerando uma pluralidade de modelos. O papel fundamental da família na constituição psíquica do indivíduo, frente ao crescente aparecimento de novos arranjos familiares, torna essencial construir conhecimento acerca das novas formas de se relacionar e vivenciar a parentalidade. Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as representações parentais de casais homossexuais masculinos, por meio das imagos parentais e legados geracionais. Com objetivo de compreender como se dão tais representações, bem como, suas possíveis ligações e/ou influências na relação do casal homoafetivo e, possivelmente, na família homoparental, foram entrevistados cinco casais homossexuais masculinos sem filhos e aplicado o Desenhos de Família com Estórias (DF-E) adaptado. O método utilizado foi o clínico-qualitativo e a análise feita com base no referencial psicanalítico vincular. Os resultados apontaram casais ainda muito ligados à suas famílias de origem; com questões conflitivas associadas ao processo de construção de suas identidades homossexuais; presos ao modelo de conjugalidade heteronormativa; cujos relacionamentos caracterizaram-se pela brevidade com que se tornaram compromissados, com a finalidade principal de apoio mútuo à assunção da identidade homossexual. Concluiu-se que o despreparo para deixar o lugar de filho é fator influente para não se pensar acerca da parentalidade; e está relacionado aos conflitos de cerne familiar, especialmente à falta de aceitação. Enfatizamos a necessidade de maior número de pesquisas na área, visando uma abordagem científica que propicie o estabelecimento de uma ética pautada no vínculo filiativo.

Keywords : Parentalidade; representação parental; homoparentalidade; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License