SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Significados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio-históricaRepresentação de famílias constituídas por casais do mesmo sexo: a posição de professoras de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RODRIGUEZ, Brunella Carla; MERLI, Laura Fernandes  e  GOMES, Isabel Cristina. Um estudo sobre a representação parental de casais homoafetivos masculinos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 751-762. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-18.

Da família tradicional-patriarcal à família contemporânea, mudanças relevantes ocorreram, gerando uma pluralidade de modelos. O papel fundamental da família na constituição psíquica do indivíduo, frente ao crescente aparecimento de novos arranjos familiares, torna essencial construir conhecimento acerca das novas formas de se relacionar e vivenciar a parentalidade. Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as representações parentais de casais homossexuais masculinos, por meio das imagos parentais e legados geracionais. Com objetivo de compreender como se dão tais representações, bem como, suas possíveis ligações e/ou influências na relação do casal homoafetivo e, possivelmente, na família homoparental, foram entrevistados cinco casais homossexuais masculinos sem filhos e aplicado o Desenhos de Família com Estórias (DF-E) adaptado. O método utilizado foi o clínico-qualitativo e a análise feita com base no referencial psicanalítico vincular. Os resultados apontaram casais ainda muito ligados à suas famílias de origem; com questões conflitivas associadas ao processo de construção de suas identidades homossexuais; presos ao modelo de conjugalidade heteronormativa; cujos relacionamentos caracterizaram-se pela brevidade com que se tornaram compromissados, com a finalidade principal de apoio mútuo à assunção da identidade homossexual. Concluiu-se que o despreparo para deixar o lugar de filho é fator influente para não se pensar acerca da parentalidade; e está relacionado aos conflitos de cerne familiar, especialmente à falta de aceitação. Enfatizamos a necessidade de maior número de pesquisas na área, visando uma abordagem científica que propicie o estabelecimento de uma ética pautada no vínculo filiativo.

Palavras-chave : Parentalidade; representação parental; homoparentalidade; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License