SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Um estudo sobre a representação parental de casais homoafetivos masculinosPercepções do homossexual masculino: sociedade, família e amizades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AMAZONAS, Maria Cristina Lopes de Almeida; VIEIRA, Luciana Leila Fontes; LEITE, Marcelo Ferreira  e  LIMA, Ricardo Delgado Marques de. Representação de famílias constituídas por casais do mesmo sexo: a posição de professoras de ensino fundamental. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 763-775. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-19.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a representação de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da cidade do Recife a respeito de famílias cujo casal parental é do mesmo sexo. Foram entrevistadas trinta professoras. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Resultaram dois temas: (a) a representação das professoras acerca de famílias cujo casal parental é do mesmo sexo; (b) suas percepções sobre as crianças que vivem neste tipo de família. Predominou um discurso que considera que este tipo de família não é "normal", mas, ainda assim, é preciso respeitá-la. Quanto às crianças, a maioria das professoras afirmou que elas sofrem ou podem sofrer consequências nefastas, tais como: serem vítimas de preconceitos e apresentarem problemas com a futura orientação sexual. Embora uma minoria, há professoras que não veem razão para que essas crianças sofram danos diferentes daqueles que podem ser sofridos por outras que vivem em famílias de configurações tradicionais.

Palavras-chave : Professoras de ensino fundamental; representação de família; casais do mesmo sexo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License