SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Representations of same-sex couple families: a perspective from elementary school female teachersHomosexualities: space in a specialized journal? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

COSTA, Crístofer Batista da; MACHADO, Mariana Rodrigues  and  WAGNER, Márcia Fortes. Percepções do homossexual masculino: sociedade, família e amizades. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 777-788. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-20.

O objetivo deste estudo foi compreender as percepções do homossexual masculino sobre a sua orientação sexual e as possíveis repercussões da sua homossexualidade no contexto familiar e social onde vive. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com delineamento exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada contendo questões norteadoras focando os sentimentos, os comportamentos e as percepções dos participantes sobre sua homossexualidade e sobre as relações com familiares, colegas de trabalho e amigos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, por meio da qual emergiram quatro eixos temáticos: amizade, vínculo para ser quem realmente somos; comportamentos e sentimentos do homossexual; percepção pessoal da homossexualidade e revelação para a família; repercussões da revelação da homossexualidade na família. A partir dos resultados, compreende-se que o preconceito contra homossexuais está presente em determinados espaços, como o ambiente de trabalho; as relações familiares e de amizade emergiram como fator de proteção e a percepção do próprio indivíduo sobre sua homossexualidade pode contribuir para a manutenção ou para a atualização dos tipos de interação que estabelece.

Keywords : Homossexualidade; comportamento sexual; relações familiares; preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License