SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Percepções do homossexual masculino: sociedade, família e amizades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIMA, Maria de Fátima Evangelista Mendonça  e  EDDINE, Eder Ahmad Charaf. Homossexualidades: espaço em uma revista especializada?. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp. 789-801. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-21.

A partir da década de 1990, no Brasil, assiste-se a um movimento de combate a discriminações e estigmatizações contra práticas homossexuais. Este estudo procura investigar o discurso psicológico especializado sobre as homossexualidades veiculado pela revista Viver Psicologia, um periódico que abrange não só o profissional de psicologia, mas, também, acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e a população em geral. A intenção aqui não é a de avaliar a estrutura teórica desses discursos, validade ou paradigmas de apoio, mas trazer à tona orientações dos profissionais psi acerca das homossexualidades, oferecidas por meio de um veículo de publicação de fácil acesso ao leitor. Para tanto, foi realizada uma leitura interpretativa dos textos de vinte e cinco exemplares da revista, produzidos por profissionais - através da técnica de análise de conteúdo - perfazendo um período de dois anos (junho de 2002 a junho de 2004). Os resultados mostram que nos raros momentos em que o tema homossexualidade é alvo de publicação, na revista, o que denota uma forma de preconceito, encontra-se respaldado pela teoria psicanalítica, a qual considerou, por muito tempo, homossexualidade como doença.

Palavras-chave : Homossexualidade; preconceito; estigmatização; mídia; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License