SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Psychodynamics of work in Brazil: systematic review of literatureAlexithymia and emotional perception assessment: comparison between self-report and performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GALINDO, Wedna Cristina Marinho; FRANCISCO, Ana Lúcia  and  RIOS, Luís Felipe. Reflexões sobre o trabalho de aconselhamento em HIV/AIDS. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 815-829. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-02.

O artigo analisa recomendações do Ministério da Saúde ao trabalho de profissionais de saúde-aconselha-dores em HIV/aids, no Brasil. Reconhece que o aconselhamento como estratégia no campo de ações de enfrentamento do HIV/aids, tem suas condições de emergência na recente história brasileira de defesa da saúde como direito do cidadão e dever do Estado, em especial, no movimento de reforma sanitária. Três Manuais do Ministério da Saúde para o trabalho de aconselhamento em HIV/aids foram objeto de análise, nos quais constata-se uma ênfase na atuação e formação dos profissionais de saúde. Os textos adotam uma perspectiva reducionista nas recomendações aos aconselhadores, com orientações técnicas marcadas pela diretividade. Identifica-se um distanciamento entre aspectos da história brasileira de defesa da saúde como direito e as recomendações dos Manuais. As análises sugerem valorização da racionalidade instrumental típica da lógica capitalista do trabalho, reduzindo o encontro aconselhador-usuário a atividades mecânicas. Argumenta-se a favor de abordagem alternativa à apresentada pelos Manuais no que se refere à formação de profissionais que, por conseguinte, contribuirá para que o aconselhamento seja vivenciado em sua complexidade e se fortaleça como prática no quadro de respostas à aids.

Keywords : Aconselhamento; aids; profissional de saúde; HIV.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License