SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Reflections on HIV/AIDS counselingValidity evidences of instruments of attention and executive functions and their relationship with school performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ZUANAZZI, Ana Carolina; RICCI, Diana Santos  and  MIGUEL, Fabiano Koich. Avaliação da alexitimia e percepção emocional: comparação entre autorrelato e desempenho. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 831-842. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-03.

A alexitimia é um quadro em que o indivíduo apresenta prejuízo na capacidade de fantasiar e na capacidade de identificar suas próprias emoções e nos outros. Parte dos resultados conflitantes nessa área pode ser devida à forma de avaliação. A presente pesquisa teve como objetivo comparar dois tipos de instrumentos relacionados à avaliação da alexitimia. Participaram 405 pessoas, que responderam a uma escala de alexitimia (autorrelato) e um teste de percepção de emoções (desempenho). A escala, desenvolvida para esta pesquisa com base na literatura, apresentou uma estrutura de cinco fatores: descrição dos sentimentos, expressão emocional, abstração, percepção emocional e planejamento. Já o teste apresentava vídeos de rostos de pessoas, devendo-se identificar as emoções presentes. Embora as características psicométricas da escala estivessem adequadas, não foram encontradas correlações significativas entre os instrumentos, mesmo no fator de percepção emocional. Os resultados sugerem que o autorrelato é um construto diferente do desempenho. As implicações para avaliação psicológica e alexitimia são discutidas.

Keywords : Alexitimia; avaliação psicológica; expressões faciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License