SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Reflexões sobre o trabalho de aconselhamento em HIV/AIDSEvidências de validade para instrumentos de atenção e funções executivas e relação com desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZUANAZZI, Ana Carolina; RICCI, Diana Santos  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Avaliação da alexitimia e percepção emocional: comparação entre autorrelato e desempenho. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 831-842. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-03.

A alexitimia é um quadro em que o indivíduo apresenta prejuízo na capacidade de fantasiar e na capacidade de identificar suas próprias emoções e nos outros. Parte dos resultados conflitantes nessa área pode ser devida à forma de avaliação. A presente pesquisa teve como objetivo comparar dois tipos de instrumentos relacionados à avaliação da alexitimia. Participaram 405 pessoas, que responderam a uma escala de alexitimia (autorrelato) e um teste de percepção de emoções (desempenho). A escala, desenvolvida para esta pesquisa com base na literatura, apresentou uma estrutura de cinco fatores: descrição dos sentimentos, expressão emocional, abstração, percepção emocional e planejamento. Já o teste apresentava vídeos de rostos de pessoas, devendo-se identificar as emoções presentes. Embora as características psicométricas da escala estivessem adequadas, não foram encontradas correlações significativas entre os instrumentos, mesmo no fator de percepção emocional. Os resultados sugerem que o autorrelato é um construto diferente do desempenho. As implicações para avaliação psicológica e alexitimia são discutidas.

Palavras-chave : Alexitimia; avaliação psicológica; expressões faciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License