SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Evaluación de la alexitimia y de la percepción emocional: comparación entre el autoinforme y el desempeñoGénero y sexualidad en una discusión virtual sobre la marcha de las putas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FONSECA, Gleize Urias da Silva da et al. Evidências de validade para instrumentos de atenção e funções executivas e relação com desempenho escolar. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 843-858. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-04.

O trabalho objetivou investigar evidências de validade de instrumentos que avaliam atenção sustentada visual e componentes das Funções Executivas. Foram buscadas evidências com base no desenvolvimento, considerando efeitos da progressão do nível escolar e evidências baseadas na relação com variáveis externas, no caso com medida do desempenho escolar. Participaram 151 crianças, ambos os sexos (77 feminino e 74 masculino), de 7 a 11 anos (M=8,6; DP=1,15), do 2º ao 5º ano, sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Para a coleta dos dados foram utilizados os instrumentos Teste de Desempenho Escolar (TDE), Testes de Cancelamento, Teste das Trilhas, Teste Cor-Palavra de Stroop, Torre de Londres e Teste de Fluência Verbal. Os resultados revelaram melhora no desempenho com a progressão da escolaridade. Houve correlações significativas entre os escores dos instrumentos e o TDE, mesmo quando controlada a variável idade. Foram obtidas evidências de validade para os instrumentos, de modo que apresentam sensibilidade para detectar mudanças do desenvolvimento em função da progressão do ano escolar e relação com o desempenho em escrita, aritmética e leitura.

Palabras clave : Neuropsicologia; avaliação; validade; atenção; funções executivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License