SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Evidências de validade para instrumentos de atenção e funções executivas e relação com desempenho escolarAdoção homoparental e preconceito: crenças de estudantes de direito e serviço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BORDINI, Gabriela Sagebin  e  SPERB, Tania Mara. Gênero e sexualidade em uma discussão virtual sobre a marcha das vadias. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 859-871. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-05.

No mundo ocidental, há uma histórica articulação entre os conceitos de gênero e sexualidade. Tradicionalmente, diferentes significados são associados às sexualidades de homens e mulheres, incluindo a concepção de que o homem e a mulher formariam um par com características e comportamentos opostos que se complementam. No entanto, gênero e sexualidade são construções históricas e culturais, em permanente elaboração, instáveis e provisórias. Diante disso, este estudo procurou investigar o processo de negociação dos significados associados às sexualidades de mulheres e homens, na atualidade, por parte de jovens universitários em um ambiente virtual. Para tal, foram analisados os comentários de usuários de um blog, voltado ao público universitário gaúcho, a um texto postado sobre o movimento Marcha das Vadias. Identificou-se o emprego de diferentes repertórios para interpretar as sexualidades de mulheres e, portanto, de homens, o que revelou a atribuição tanto de significados tradicionais quanto atípicos às sexualidades, por parte de universitários.

Palavras-chave : Gênero; sexualidade; internet; repertórios interpretativos; jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License