SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Gender and sexuality in a virtual discussion about the slut walkConditions associated to cessation of crack cocaine usage among users in treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CERQUEIRA-SANTOS, Elder  and  SANTANA, Geovanna. Adoção homoparental e preconceito: crenças de estudantes de direito e serviço social. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 873-885. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-06.

Profissionais de direito e serviço social são atores fundamentais na implementação de novas práticas de adoção para casais homossexuais, no entanto, parecem carecer em sua formação sobre desenvolvimento e sexualidade humana para o processo de análise de casos. O objetivo desse estudo é investigar as crenças de estudantes de Direito e Serviço Social sobre orientação sexual e adoção homoparental. Participaram deste estudo 132 estudantes, sendo 67 (49,2%) do curso de Serviço Social e 65 (50,8%) do curso de Direito, todos de universidade federal pública, com media de idade de 25 anos (DP=5,51). Foram aplicadas duas escalas padronizadas (crença sobre homossexualidade e crença sobre adoção homoparental), além disso, questionou-se sobre o contato e informação sobre homossexualidade. De maneira geral, os estudantes de serviço social apresentaram maiores percentuais para crenças positivas enquanto que os estudantes de direito apresentaram maiores percentuais para crenças negativas sobre homossexualidade em ambas escalas. A concordância da adoção encontrada em estudantes de direito foi de 61,01 enquanto serviço social obteve 68,87 (t =12,27; p<0,001). Na escala de preconceito homossexual, os estudantes de direito obtiveram 22,80 e os estudantes de serviço social obtiveram 21,65 (t =2,03; p=0,045). Há correlação entre as crenças e o contato e amizade com homossexuais. Este estudo observou que futuros profissionais, ainda demonstram pouco conhecimento sobre orientação sexual e consequências de adoção por casais homoafetivos.

Keywords : Adoção; homoparentalidade; família; preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License