SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Homoparental adoption and prejudice: beliefs of law and social service studentsThe joint custody in practice: multiple case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

HORTA, Rogério Lessa et al. Condições associadas à cessação do uso de crack entre usuários em atendimento. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 887-899. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-07.

Este artigo apresenta condições associadas à cessação do uso de crack identificadas entre usuários em atendimento. Estudo transversal, com amostragem em bola de neve, reunindo 495 pacientes vinculados a diferentes serviços de saúde da região metropolitana de Porto Alegre (RS) devido ao uso de crack, que responderam a um questionário pré-codificado, padronizado e pré-testado. Os dados foram submetidos à análise multivariada, por regressão de Poisson robusta para estimar a razão de prevalência para o desfecho uso interrompido de crack (referência a um intervalo de 12 semanas ou mais desde o último episódio de uso). As variáveis que aumentaram a probabilidade de abstinência do crack foram: falta de parceiro, ter familiar em tratamento em algum serviço da rede de saúde mental, luto nos últimos 12 meses, reconhecimento de dificuldades sexuais atribuídas ao crack e reconhecimento de comunidades terapêuticas como recurso efetivo. As que diminuíram a probabilidade foram: ter fumado crack com o pai, atender critérios para dependência de crack, auto percepção de saúde ruim e escore positivo para sintomas depressivos no Inventário de Depressão de Beck (BDI). Sem estabelecer nexo causal, o estudo contribui para o avanço do reconhecimento de condições que possam ser integradas ao planejamento terapêutico, com vistas à otimização dos resultados.

Keywords : Crack; usuários de drogas; drogas ilícitas; transtornos relacionados ao uso da cocaína.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License