SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Conditions associated to cessation of crack cocaine usage among users in treatmentRepercussions of social networks on user subjectivity: a critical literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GADONI-COSTA, Lila Maria; FRIZZO, Giana Bitencourt  and  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. A guarda compartilhada na prática: estudo de casos múltiplos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 901-912. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-08.

Este estudo teve como objetivo investigar a guarda compartilhada na prática. Realizou-se um estudo de casos múltiplos com quatro famílias que optaram pela modalidade de guarda compartilhada após a separação conjugal. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com cada pai e mãe. Após, os dados foram submetidos à análise qualitativa, através da técnica de síntese de casos cruzados. A partir das categorias guarda compartilhada e coparentalidade, constatou-se que a aplicação da guarda compartilhada foi considerada positiva tanto pelos pais, como pelas mães entrevistados, embora também tenham sido constatadas dificuldades. Os genitores relataram a manutenção do envolvimento e participação na vida dos filhos após a separação, o que foi facilitado pelo compartilhamento da guarda. Entre as principais dificuldades relatadas foram mencionados: novo casamento de um dos genitores, manejo na rotina e horários dos filhos, entre outros. A coparentalidade entre as díades parentais se revelou positiva na maior parte do tempo, o que certamente contribuiu para que os novos arranjos fossem bem sucedidos e as dificuldades superadas. A cooperação entre os genitores também apareceu como importante no ajustamento dos filhos após a separação.

Keywords : Guarda compartilhada; coparentalidade; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License