SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4A guarda compartilhada na prática: estudo de casos múltiplosDimensionalidade e evidências de validade convergente do SON-R 6-40 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROSA, Gabriel Artur Marra e  e  SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Repercussões das redes sociais na subjetividade de usuários: uma revisão crítica da literatura. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 913-927. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-09.

Este artigo tem por objetivo mapear e revisar a literatura especializada sobre as repercussões das redes sociais na subjetividade de seus usuários, de modo a averiguar se essa literatura tem o potencial de elucidar os possíveis efeitos do processo denominado negociação de identidades na subjetividade dos indivíduos contemporâneos. Para a consecução desse objetivo, utilizou-se a metodologia do estado da arte, que verifica o status da produção acadêmica e científica sobre o tema. Acessaram-se quatro bases de dados durante o período de dois anos. A literatura constata a estetização do self, mas a interpreta como sociedade de consumo, limitando o entendimento de outras possibilidades interpretativas como um novo dispositivo de produção de sentidos. Assim, a conclusão a que se chegou é que, embora existam resultados relevantes, o campo dos estudos sobre esses efeitos apresenta algumas lacunas que precisam ser preenchidas para que se avance pelo próspero caminho virtual.

Palavras-chave : Redes sociais; repercussões; subjetividade; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License