SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Dimensionalidade e evidências de validade convergente do SON-R 6-40Ela enxerga em ti o mundo: a experiência da maternidade pela primeira vez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VIEIRA, Rodrigo de Sena e Silva  e  LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Estereótipos sobre os idosos: dissociação entre crenças pessoais e coletivas. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 947-958. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-11.

Os idosos são cada vez mais representativos na sociedade, seja no exterior ou em nosso país, e suscitam discussões sobre o modo como são concebidos. Este trabalho investiga os estereótipos sobre este grupo formados por estudantes universitários da cidade de Aracaju. Através do conceito de dissociação, buscou-se compreender como se organizam as crenças pessoais e as que são atribuídas à sociedade acerca dos idosos. Uma pesquisa foi realizada com 393 participantes de duas instituições, uma pública e uma privada, a partir de um instrumento autoaplicável que questionava sobre a visão da sociedade e a dos próprios participantes a respeito do grupo. Os resultados mostram uma dicotomia em que as crenças pessoais são majoritariamente positivas, enquanto as crenças coletivas são majoritariamente negativas. Eles são discutidos a partir do conceito de dissociação e das possíveis consequências do quadro, e servem para se pensar o modo como se lida com idosos no cotidiano, assim como sugerem futuras pesquisas.

Palavras-chave : Velhice; idosos; estereótipos; dissociação; universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License