SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Ela enxerga em ti o mundo: a experiência da maternidade pela primeira vezRepresentações sociais de conjugalidade e fibromialgia: desdobramentos na dinâmica conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHMIDT, Diego Rafael; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  e  WAGNER, Marcia Fortes. Disfunção temporomandibular: sintomas de ansiedade, depressão e esquemas iniciais desadaptativos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 973-985. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-13.

A disfunção temporomandibular (DTM) constitui uma patologia orofacial relacionada a aspectos articulares, da musculatura, ou a ambos, da articulação temporomandibular (ATM), sendo a dor um dos seus principais sintomas. Muitos dos pacientes respondem de maneira adequada aos tratamentos odontológicos convencionais, mas em muitos casos de DTM o tratamento odontológico, isoladamente, não é eficaz, sendo necessário acompanhamento psicológico para trabalhar as questões da dor. A dor compreende uma vivência que pode ser influenciada por eventos negativos da infância e pelos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs), que compreendem estruturas cognitivas mais rígidas e inflexíveis associadas às psicopatologias. Objetivou-se identificar sintomas de ansiedade, depressão e os EIDs numa amostra de pacientes odontológicos com sintomas de DTM. Participaram 40 pacientes odontológicos, 20 com e 20 sem DTM que responderam ao questionário sociodemográfico, Inventário de Depressão de Beck (BDI), Levantamento de Intensidade de Sintomas Depressivos (LIS-D), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Questionário dos Esquemas de Young - forma reduzida (YSQ-S2). A análise estatística descritiva e inferencial visou identificar diferenças entre os dois grupos. Observou-se a presença de mais sintomas depressivos e ansiosos no grupo de pacientes com DTM, e os itens que apontaram diferença estatisticamente significativa no YSQ-S2 - forma reduzida foram: desconfiança/abuso, subjugação e inibição emocional, bem como EIDs privação emocional, isolamento social/alienação e emaranhamento/self subdesenvolvido. Verificou-se que três dos seis EIDs apontados pertenciam ao domínio da desconexão e rejeição, sugerindo que uma parcela significativa de pacientes com DTM teriam passado por experiências emocionais negativas na infância.

Palavras-chave : Disfunção temporomandibular; ansiedade; depressão; esquemas iniciais desadaptativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License