SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Temporomandibular disorder: anxiety, depression and early maladaptive schemasSocial support and weight regain after bariatric surgery: a case study of an intervention with a caregiver author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MACEDO, Danielle Constancia Felício; MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira; GAVI, Maria Bernadete Renoldi de Oliveira  and  MACEDO, Ana Paula Dias. Representações sociais de conjugalidade e fibromialgia: desdobramentos na dinâmica conjugal. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 987-1002. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-14.

A fibromialgia consiste em uma doença caracterizada, entre outros sintomas, por dor generalizada, fadiga, sono não reparador, apresentando etiologia complexa e resposta incerta ao tratamento. Tais características podem precipitar o surgimento de sentimentos de vulnerabilidade capazes de impactar a rotina familiar dos doentes. Diante disso, o presente trabalho objetiva compreender e analisar, na perspectiva da Psicologia Social, como as representações sociais (RS) de mulheres com fibromialgia e de seus respectivos cônjuges sobre conjugalidade e sobre a própria condição de adoecimento estão articuladas a sua dinâmica conjugal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que realizou entrevistas com quatro casais em que as esposas são diagnosticadas com fibromialgia. Os participantes também responderam a um questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados empregou-se a técnica análise de conteúdo que desvelou uma ampla rede de significações acessada pelos participantes nos processos de ancoragem das RS de fibromialgia e de conjugalidade, contendo elementos como: o amor; os papéis masculinos e femininos; o adoecer e o cuidar; a fibromialgia e seus desdobramentos na rotina do doente e sua família. Por fim, constatou-se a existência de um campo de fragilidade das mulheres com fibro-mialgia e pessoas próximas a elas no processo de enfrentamento da doença. Faz-se necessário que os serviços de saúde atuem precocemente no esclarecimento sobre a doença e na identificação de possíveis conflitos no âmbito familiar e conjugal que podem ser desencadeados tanto na investigação diagnóstica como no decorrer do tratamento e nas particularidades da convivência diária com a doença.

Keywords : Fibromialgia; conjugalidade; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License