SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Representações sociais de conjugalidade e fibromialgia: desdobramentos na dinâmica conjugalBullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ABREU-RODRIGUES, Marcela  e  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Apoio social e reganho de peso pós-cirurgia bariátrica: estudo de caso sobre intervenção com cuidador. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1003-1016. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-15.

O estudo de caso teve por objetivos: aplicar uma intervenção comportamental para adequação do apoio social em cuidador de paciente com reganho de peso pós-cirurgia bariátrica; verificar os efeitos da intervenção mediante a avaliação da percepção do paciente sobre a disponibilidade e satisfação com o apoio social e do peso corporal, antes (linha de base), imediatamente após (momento 2) e um mês depois da intervenção (momento 3). A paciente tinha 20 anos e apresentava reganho de peso da ordem de 30% do peso mínimo alcançado após a cirurgia. A cuidadora era sua mãe, 43 anos, com quem residia. Entrevistas semiestruturadas para o cuidador e paciente e uma escala validada para avaliar o suporte social foram utilizados na coleta de dados. As intervenções com o cuidador consistiram de cinco sessões semanais nas quais técnicas de reforçamento diferencial, automonitoramento das condutas de apoio social e resolução de problemas foram utilizadas. Constatou-se aumento na frequência de fornecimento de apoio social por parte do cuidador nas quatro categorias comportamentais trabalhadas: adesão à dieta, uso de suplementação alimentar, prática de atividade física e controle de estresse, ao longo de três semanas da intervenção. Os resultados mostraram que, após a intervenção, houve um aumento dos escores da escala respondida pela paciente, se comparados ao da linha de base, bem como a redução do peso corporal (LB=84kg; momento 3=82,2kg). O estudo indica a possibilidade de aplicação de técnicas comportamentais para melhorar o apoio social de cuidadores de pacientes com reganho de peso pós-cirurgia bariátrica.

Palavras-chave : Apoio social; cuidador; reganho de peso; cirurgia bariátrica; intervenção comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License