SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Apoio social e reganho de peso pós-cirurgia bariátrica: estudo de caso sobre intervenção com cuidadorConstrução de uma prova para avaliação da compreensão leitora no ensino fundamental: estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Mariana Michelena; PERKOSKI, Izadora Ribeiro  e  KIENEN, Nádia. Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1017-1033. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-16.

O presente estudo buscou caracterizar a percepção de professores e alunos de ensino fundamental em relação às consequências, medidas preventivas e atitudes adotadas frente ao bullying. Compuseram a amostra 83 alunos e seis professores de uma escola pública de uma cidade da Grande Florianópolis/SC. Foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para a obtenção de dados junto aos professores e um questionário para o levantamento de dados com os estudantes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e à análise estatística descritiva. Foi possível identificar que tanto professores quanto alunos perceberam as consequências do bullying para a vítima, porém demonstraram dificuldade em identificar consequências negativas para o agressor e para as vítimas-agressoras. Além disso, 98,8% dos alunos relataram já ter testemunhado agressões, e 49,9% não tomaram nenhuma atitude. No que diz respeito às atitudes de professores frente às ocorrências de bullying, nota-se uma divergência de percepções. Enquanto professores relataram o diálogo com os envolvidos como principal atitude, alunos apontaram como medidas mais comuns a retirada de sala e encaminhamento à coordenação. Alunos e professores consideraram relevante adotar medidas de prevenção, tais como palestras e reuniões envolvendo pais e professores nas quais haja destaque às consequências do bullying. De modo geral, identificou-se que as ações destacadas por professores e alunos focavam em remediar ou punir ocorrências de bullying, ao invés de prevenir. Ressalta-se que além de estratégias educativas que visem prevenir o bullying, também são necessárias mudanças nas condições que mantém a ocorrência dos problemas identificados.

Palavras-chave : Bullying; atitudes; consequências; prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License