SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamentalNão tinha trabalho, mas tinha reciclagem: sentidos do trabalho de catadores de materiais recicláveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LUCIO, Patrícia Silva et al. Construção de uma prova para avaliação da compreensão leitora no ensino fundamental: estudo piloto. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1035-1050. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-17.

A compreensão da leitura é o processo pelo qual se extrai significados e se constrói uma representação mental do conteúdo lido, o que requer o bom funcionamento de habilidades cognitivas e linguísticas. No Brasil, há uma carência de instrumentos de avaliação da compreensão leitora que apresentem estudos de validade, fidedignidade e indicadores da qualidade psicométrica dos itens. O presente estudo piloto relata alguns procedimentos psicométricos da construção de uma Prova de Avaliação da Compreensão Leitora para crianças. Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo (N =81) leram sete textos (narrativos e expositivos) e responderam a questões abertas relacionadas. Para a análise dos dados, consideraram-se: (a) os efeitos do texto utilizado, dos processos cognitivos envolvidos na resolução das questões e do ano escolar na precisão das respostas (ANOVAS para medidas repetidas); (b) os parâmetros psicométricos de discriminação e dificuldade dos itens (Teoria de Resposta ao Item). Conforme esperado, as ANOVAS mostraram que a precisão foi menor para os textos mais complexos, para as questões que exigiam uso de inferências, elaboração ou construção de uma representação textual e para as crianças mais jovens. A análise dos itens mostrou que a maioria das questões apresentou índices baixos de discriminação e funcionaram mais para níveis baixos de habilidade. Os resultados indicam que em geral os itens criados mostraram-se promissores para a avaliação da compreensão leitora na faixa etária investigada, mas também apontam a necessidade de ajustes em alguns textos e questões.

Palavras-chave : Compreensão da leitura; linguagem escrita; leitura; dificuldade; discriminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License