SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Construção de uma prova para avaliação da compreensão leitora no ensino fundamental: estudo pilotoTomada de decisão no sharing game: um estudo exploratório sobre o efeito de variáveis contextuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BRAGA, Natalia Lopes; LIMA, Deyseane Maria Araújo  e  MACIEL, Regina Heloisa. Não tinha trabalho, mas tinha reciclagem: sentidos do trabalho de catadores de materiais recicláveis. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1051-1059. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-18.

Esta pesquisa retrata a luta de trabalhadores que, diante do desemprego, encontraram na catação de materiais recicláveis sua sobrevivência e de seus familiares. A pesquisa buscou compreender os sentidos atribuídos pelos catadores ao trabalho de catador de material reciclável. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando a técnica das "histórias de vida" com a participação de dois catadores. As "histórias de vida" permitem a compreensão dinâmica das relações estabelecidas no passado e no presente, trazendo uma reflexão acerca das experiências pessoais. Para a análise dos dados foi usado o método de "análise de discursos". Os resultados desta pesquisa apontaram diversas dificuldades enfrentadas por estes trabalhadores no dia-a-dia, como as exaustivas horas de trabalho, a insegurança e a instabilidade frente à atividade. Além disso, destaca-se uma relação ambígua de satisfação e sofrimento com a catação, o que revela a existência de sentidos diversos, inclusive contraditórios, atribuídos ao trabalho de catador. É possível concluir que esta atividade manifesta-se como uma forma de resistência frente ao desemprego prolongado e que foi através da informalidade do trabalho que os catadores resgataram suas fontes de renda. Esta pesquisa buscou dar visibilidade aos catadores e apontou a necessidade de se propiciar melhores condições para o exercício da atividade.

Palavras-chave : Catadores de materiais recicláveis; trabalho; sentidos do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License